Pesquisa personalizada

sexta-feira, 20 de março de 2009

Diagnóstico de Prenhez em Cães e Gatos

O aumento uterino é visível ao raio-x após a quinta semana de gestação. Para se ter certeza da prenhez pelo raio-x este deve ser feito quando os fetos já estão ossificados, isso ocorre nas cadelas de 41-45 dias e nas gatas de 35-39 dias de gestação, nesta fase também é possível contar a quantidade de fetos, pela contagem de crânios.
O diagnóstico pelo ultra-som pode ser feito antes, em cadelas apartir de 20 dias e em gatas 27 dias. A desvantagem do ultra-som é que não se pode ter com precisão o número de fetos.
Agora é só curtir os filhotes...

29 comentários:

  1. olá. Estou com uma grande dúvida. minha cadela estava no cio e fugiu um di durante uns 30 minutos. agora ja se passaram duas semanas e as mamas estão mais crescidinhas. Será que ela está prenha? como posso saber?

    ResponderExcluir
  2. Olá... nesse caso... como se passaram somente 2 semanas seria bom esperar mais uma semana e fazer o ultra-som... a única desvantagem é q não se pode dizer ao certo o número de fetos com o ultra-som... só com raio X, mas pra fazer esse, tem q esperar mais tempo...
    Obrigada pela visita... até a proxima... qqr dúvida estamos a disposição!!!

    ResponderExcluir
  3. ola gostaria de saber se o raio x traz algum mal na jestaçao do animal assim como na humana....
    obrigado...

    ResponderExcluir
  4. tenho uma labrador de 12 meses,ela cruzou 2 vezes só com um labrador.sera que ela pode estar prenha?

    ResponderExcluir
  5. Pode sim... muitas vezes as cachorras ficam prenhas com apenas uma cruza, portanto a chance de ela estar prenha é grande... td de bom... e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  6. tenho uma pinsher de 2 anos, e ela está gravida e não sei quem é o pai (suspeito de um Fox Paulistinha). Como ela é muito pequena estou com medo dos fetos serem grandes para o tamanho dela e ela não consiga parir....no RX da pra ver certo o tamanho dos filhotes e se ela vai conseguir parir tranquilamente?

    ResponderExcluir
  7. Da para ter uma noção, mas saber exatamente o tamonho e qual será a parição isso não tem como, mas acredito q perto do parto se tirar um RX se consiga estimar algo q ajude a cachorra...
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Minha cachorra (uma yorkshire, entrou no cio, coloquei ela para cruzar, mais até o momento que vi, o cachorro não conseguiu engatar, mais sempre introduziu, só não engata, é capaz dela ter ficado prenha? ja fazem quase quatro semanas que o cio acabou, e notei que ela está mais gordinha e sua vagina continua enchada.

    ResponderExcluir
  9. minha cadela labrador fugiu e estava no cio , ficou uns 35minutos fora quando encontrei ela estava rodeada de caes S.R.D agora ela esta prenha será que deu tempo pra cruzar com os cães?

    ResponderExcluir
  10. olá minha cadelinda cruzou 2 vezes com um cachorrinho da mesma raça, ja se passaram 34 dias , ela anda comendo pouco, a barriga esta normal, vomitou algumas vezes, e as tetinhas inchadas, .não sei se esta grávida. o que faço?
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. minha cachorrinha pidibu estáva prenha a peimeira vez e só ganho um. isso é normal?

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite!
    Minha poodle toy cruzou hoje pela primeira vez com um poodle, também toy, e eles ficaram "engatados" (desculpe a expressão!) por exatos 7 minutos e meio.Gostaria de saber se este tempo é muito pequeno para que haja a fecundação ? claro que irei repetir as cruzas durante esta semana para ter mais garantia de uma possível gestação...
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Minha shih tzu hoje esta com 43 dias de gestação. Mais tem alguns dias que ela esta soltando uma secreção pela vagina, com cheiro forte. Ela se lambe muito pra limpar que fica com o pelo todo molhado e qdo seca fica grudando. Essa secreção parece cola transparente. Isso é normal.

    ResponderExcluir
  14. Ola minha cadela hoje faz 35 dias que cruzou, gostaria de saber quando a barriga começa a aparecer pois a unica mudança que percebi foi o aumento de xixi. Como só vi a cobertura do macho uma vez tenho duvidas se realmente esta prenha. Obrigada ah ela é uma cocjer spaniel ingles!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    A minha cadela, raça Pastor Alemão" esteve junta com um macho durante 3 meses. Nesse periodo fez um ciclo de cio, apercebi-me que no dia 11 de Setembro estava com sangramento vaginal. Não observei qualquer monta. Fui busca-la dia 29 de Setembro. Há portanto quase 1 mês, há a possibilidade de estar prenha, mas não detecto nehuma alteração nela, nem fisica nem comportamental. Estando prenha é normal não haver ainda nenhuma alteração?

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se ha algum perigo aos filhotes se for feito o exame radiográfico mesmo no inicio da gestação?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se a imagem que ilustra essa matéria é de um cão ou de um gato e de que tipo de exame é (radiografia ou ultrassonografia).

    ResponderExcluir
  18. Minha lulu da Pomerania cruzou várias vezes,mas o macho nao engata..será que ela vai emprenhar?

    ResponderExcluir
  19. Minha cachorra pincher cruzou tres vezes ckm um dog da mesma raça mas depois ela ficou triste e esta vomitando oq pode ser?

    ResponderExcluir
  20. minha cadela cruzou uma vez já faz 21 dias ela esta com as tetinhas inchadas comporta mento meio estranho ela pode estar gravida !?
    aguardo resposta urgente obrigado

    ResponderExcluir
  21. mim ajude Por favor ,tenho uma poodel de dois ano ela cruzou e estas mais ou menus com uns 45 dias de gestaçao , esta com a barriga enorme e com as mamas cheia de leite so que eu quando coloco a mao na barriga dela nao sinto nada , nada mesmo apaupo apaupo e nada , no cio anterior ela teve 9 filhotes , todos eles morrerao de sinomoze , mim ajude a entender o pq de nao estar sentindo nenhum movimento na barriga dela , tendo em vista que da outra barriga eu sentia ???????

    ResponderExcluir
  22. Ola boa noite, minha shih tzu cruzou somente uma vez no 8 dia do cio , ficou grudadinha por quase 17 minutos, será, que pode estar prenhe?obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Ola, sou veterinário gostaria de saber como calibrar o raio x para identificar os filhotes ?

    ResponderExcluir
  24. Ola... Tenho uma chow chow que esta no 3° cio.. É a primeira vez que coloco ela para cruzar. Ao que o macho "engatou" apenas na primeira montada. Agora ela não deixa ele chegar perto. Sera que está prenha?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, fiz a ultra na minha dog hoje e ela está de 38 dias e apareceu apenas um filhote e a dúvida é essa , será q tem somente um mesmo ou pode acontecer de ter mais algum e não ter sido visto. Nesse caso seria bom o raio x ou realmente existe apenas um. Agradeço

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, fiz a ultra na minha dog hoje e ela está de 38 dias e apareceu apenas um filhote e a dúvida é essa , será q tem somente um mesmo ou pode acontecer de ter mais algum e não ter sido visto. Nesse caso seria bom o raio x ou realmente existe apenas um. Agradeço

    ResponderExcluir
  27. Tem como uma fêmea engravidar sem ficarem colados? Tenho um macho e uma fêmea no ciu o máximo de tempo que o macho ficou sobre ela foi uns 5 minutos.Tem como ela ter pego cria?

    ResponderExcluir