Pesquisa personalizada

sábado, 31 de janeiro de 2009

Dermatite em Equinos

Deve-se tomar muito cuidado com o aparecimento de casquinhas e feridas ressecadas, esbranquiçadas e farinhentas localizadas entre os tendões e os talões das patas do animal. Esse problema conhecido como Dermatite, atinge em especial os animais que vivem nos clubes de montaria e nas fazendas.
As causas dessa doença envolvem vários fatores, entre elas a invasão de ácaros, infecção por bactérias ou fungos. Para evitar maiores problemas com o animal, como sangramento ou dificuldades em caminhar, o tratamento deve ser feito já nos estágios iniciais das feridas.
Uma dica importante: mudar o animal para local limpo e seco, tosar a área o mais baixo possível, com tesourinha ou tosquiadeira, e limpar o local com soluções antimicrobianas, antifúngicas e antibactericidas.

Por que alguns pássaros quebram e comem seus ovos?

Tal atitude se deve a carência de proteínas e cálcio na alimentação ou ainda por insegurança da fêmea. Para evitar esse problema a dica é oferecer um suprimento de proteínas e cálcio. Se não funcionar, caso seja o macho quem bica os ovos, retire-o da gaiola, e se for a fêmea, coloque dentro do ninho ovos de madeira, gorados e estragados.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quer adotar um gatinho?

Se quer adotar um gatinho segue algumas dicas: observe não só a beleza, como também a saúde física do filhote; além disso, se possível, perceba o comportamento dos pais, pois a personalidade do gato é determinada geneticamente; é importante que ele tenha tido contato físico com a mãe, pois é através das lambidelas que ele aprende ser tocado; mas principalmente verifique a melhor época para essa adoção, pois o gato pode ter um período de socialização no qual ele se sensibiliza e reconhece os elementos que lhe serão sempre amigáveis.

O que fazer quando se adquire um filhotinho de cão?

Em primeiro lugar é importante pensar muito bem antes de adquirir um cão ou qualquer animal de estimação, visto que ele cresce e vive em média 10 anos, a responsabilidade é longa.
Se resolver adquirir deve-se seguir algumas instruções válidas para que seu cãozinho não venha a ficar doente.
1º : com 45 dias o cãozinho deve receber uma dose de vermifugo e a primeira dose da vacina que irá proteger seu cão contra algumas doenças virais e bacterianas (cinomose, hepatite, adenovírus tipo2, parainfluenza, parvovírus, coronavirose e leptospira).

2º : com 60 dias o cãozinho deve receber a segunda e última dose do vermífugo (este deve ser repetido de 3 em 3 mêses).

3º : com 66 dias o cãozinho deve tomar a segunda dose da vacina.

4º : com 87 dias o cãozinho deve tomar a terceira dose da vacina.

5º : após esta sequência o seu animalzinho deverá receber uma dose de vacina por ano, para continuar imunizado.

Além dessa vacina tbm deve-se aplicar vacinas contra Raiva, Tosse dos Cães e Giardia.
A sequência é meio longa, mas com todos esses cuidados terá um cão saudável sempre.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cio, como funciona em cadelas

Cinomose


Animal recuperado de um grave quadro de Cinomose (virose)!