Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mal Hálito em Cães e Gatos


O mal hálito nesses animais é bem comum e incomoda muito os proprietários.
É natural que o animal começe a acumular placas bacterianas (tártaro) nos dentes com o passar da idade, esse acúmulo que provoca o mal cheiro na boca dos animaizinhos.
Para que se elimine esse odor o correto é fazer uma limpeza de tártaro, essa limpeza só pode ser feita por veterinários. O animal deve ser anestesiado e então se retira todas as placas bacterianas, o tratamento segue com um antibiótico específico por poucos dias.
Esta limpeza também irá previnir muitas doenças, que são provocadas pelas bactérias das placas.
Para se previner o acúmulo rápido das placas pode-se fazer uma escovação na boca do animal, já existem pastas dentais próprias para cães, o que facilitará o trabalho.
Com todos esses cuidados ele poderá te lamber sem você fazer cara feia!!! Vai ser bem melhor, não vai?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Frio X Cães

Com o frio é comum a contratura muscular precipitar o aparecimento de sintomas relacionados a protusão e extrusão do disco intervertebral, mais conhecida como a hérnia de disco, bem como doenças degenerativas articulares e artralgias (dor associada a uma ou mais articulações).
O Dachshund é uma das raças que mais sofre com esse problema, pois já possuem uma tendência genética.
A dica no caso de animais que já tem a hérnia de disco, independente da raça, é manter um bom peso, para não forçar ainda mais a coluna fazendo ele sentir mais dor e evitar excesso de exercícios.
Se o seu animalzinho já tem esse problema o mais indicado é o procedimento cirúrgico para retirada do disco que herniou. Não se preocupe, porque não prejudicará em nada a vida do cãozinho, muito pelo contrário, irá aliviar a dor e terá uma melhor qualidade de vida.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dicas de Adestramento 2

Para que os comandos sejam aprendidos você deve usar SEMPRE voz de autoridade e logo que o animal fizer o que você queria lhe recompense com petiscos ou brinquedos. A repedição e persistência dos comandos até que o animal aprenda também é essencial.

Senta

Este comando é um dos mais importantes porque serve de base para todos os outros. Você precisará de algo que o cão goste muito (petisco, ração, brinquedo...).
Coloque o que ele gosta na sua mão e perto do focinho dele, vá levantando devagar até que ele sente, não levante demais para que ele não pule, o objetivo é que ele sente e não que ele pule, ok?
Faça isso repetidas vezes como um exercício... depois que ele já estiver sentando bem ai você introduz a voz de comando: "SENTA" junto com o gesto. Se o cão sentar, o recompense e faça festa, se ele não entender, repita os exercícios até que ele faça.

Deita

Para esse comando é preciso que o cão já saiba sentar.
Depois que ele estiver sentado, pegue o petisco coloque na frente de seu focinho e vá abaixando até chegar ao chão, o cão seguirá sua mão e irá deitar. Quando ele estiver com a barriga no chão ai dê o petisco como recompensa. Faça varias vezes até que ele entenda o que você quer dele. Depois que o cão já estuver fazendo introduza a voz de comando: "DEITA" junto com o gesto. Sempre recompensando quando ele fizer corretamente.

Dicas:
  • Nunca trabalhe muito tempo em cima de comandos com seu cão, ele pode se cansar e não te obedecer;
  • Não trabalhe com ele em horários muito quentes do dia ou logo após refeições;
  • Faça os exercícios sempre em lugares tranquilos onde seu cão consiga prestar atenção em você;
  • Não tente treinar seu cão se você estiver de mal humor;
  • Nunca dê o comando várias vezes: Leca, senta... senta Leca senta..., fale uma vez com voz forte, se ele não obedecer o ignore por alguns segundos e depois volte a dar o comando.
Espero que tirem bom proveito dessas dicas... boa diversão!!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Esquema de Vacinação para Gatos

Existem duas vacinas: A V3, que previne contra: Panleucopenia felina; Herpesvírus felino e Calicivírus felino. E também a V4 que além de previnir contra as três doenças anteriores também tem imunidade contra Clamidhophyla felis (bactéria).

1º vacina: 8 a 9 semanas de vida
2º vacina: 3 a 4 semanas após a primeira dose.
Continuar a vacinação anualmente.

Também é necessário vacinar o gatinho contra a Raiva, esta pode ser feita quando o gatinho tiver 4 meses de idade, pode ser administrada junto com a 2º dose da anterior. Deve-se revacinar 1 mês depois e continuar anualmente.

Além das vacinas não podemos esquecer do vermífugo. Este deve ser dado quando o gato tiver aproximadamente 45 dias e repetido 15 dias depois. E de 6 em 6 meses deve-se fazer um reforço.

Com todos esses cuidados seu gatinho estará bem seguro!!!

Castração: O que é? Quando fazer? Para que fazer?

A castração é um procedimento cirúrgico que promove a esterilização do animal.

Não existe uma idade certa para se fazer esse procedimento, na verdade se não quiser que o seu animalzinho procrie o melhor é fazer antes do primeiro cio nas fêmeas e logo que os testículos estiverem na bolsa escrotal nos machos. Quanto antes for feito os riscos de tumores, como por exemplo, de mama e próstata são menores.

Indicações:
  • para evitar procriação;
  • por distúrbios hormonais do animal;
  • para prevenção de tumor mamário e inflamação uterina (piometra).
Contra-indicações:
  • fêmeas no cio, pela vasodilatação e risco de hemorragia;
  • prenhez.
É uma boa alternativa para quem gosta de ter seu bichinho bem tranquilo e sempre por perto!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Otite externa

É uma inflamação localizada na parte externa da orelha do animal, causada por bactérias ou fungos.
Fatores que predispõe a otite são:
  • a própria anatomia do ouvido (90º);
  • orelhas caidas que abafam o local;
  • acúmulo de cerumem e pelo;
  • falta de higienização;
  • em machos a secreção de testosterona.
Prevenção:
  • não deixar que entre água no ouvido quando o animal toma banho;
  • limpar com seruminolítico ou água filtrada/fervida;
  • acidificaçaõ do meio com vinagre branco 2%;
  • para os cães que gostam de uma piscina deve-se pingar uma gota de álcool depois que ele sair da água e secar a orelha.
Sintomas: cheiro forte, dor e coceira na orelha.

Tratamento:
  • um produto para que se remova o cerumem, como por exemplo, Epiotic;
  • pingar antibiótico + antifúngico + analgésico local. O tratamento deve ser feito com rigorosidade, nunca menos que 21 dias. Juntamente com o tratamento tópico deve-se também fazer um sistêmico.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dicas de adestramento

Em primeiro lugar para se adestrar um cão não é preciso: bater, prender a maior parte do tempo, deixa-lo sozinho ou provocar o animal. Para ensinar é necessário carinho e persistência.

Fazer suas necessidades no lugar certo: primeiro deve-se usar uma linguagem que ele entenda, não adianta esfregar o focinho dele no xixi ou cocô para que ele não faça mais naquele local. Deixe o cão numa área restrita toda coberta por jornal a maior parte do tempo, só tirando para que ele brinque. Obrigatoriamente ele fará suas necessidades no jornal e ficará condicionado a isso. Vá aumentando o acesso do animal a outras partes da casa a medida que percebe que ele já procura o jornal quando está "apertado". Depois disso quando ele fizer as necessidades fora do jornal dê uma voz de comando "NÃO" bem forte e leve-o até o jornal e diga "AQUI", este deve ser dito firme, mas com uma voz amiga e deve acariciar o animal logo após. Ele deve associar a voz brava e séria a xixi fora do jornal e xixi dentro do jornal a carinho e voz amiga. e sempre que ele acertar faça festa.

Obediência: sempre que seu cão estiver fazendo algo que você não quer que ele faça, como por exemplo avançar em pessoas, diga com voz de autoridade, "NÃO" e o segure fortemente a pele atrás do pescoço. Jamais demonstre medo do seu animal. Fazendo isso ele entenderá a hierarquia da casa e saberá que quem manda é o dono.

Como não carregar tudo que vê pela frente: Existem dois métodos úteis. Existem algumas substâncias de gosto amargo que podem ser colocadas em objetos que você não quer que o animal pegue, ele sentirá o gosto e largará. Outro método é de usar um borrifador com água, onde toda vez que o animal fizer algo que não deve, você borrifa água no focinho dele e diz com voz de autoridade: "NÃO".
Espero que essas dicas sejam úteis... logo teremos mais!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Parvovirose

É uma doença viral de extrema importância, visto ter uma incidência muito grande e uma taxa de mortalidade alta.
A única espécie animal acometida é a canina, não se trata de uma zoonose, ou seja, não é transmitida ao ser humano. Geralmente ocorre em filhotes de 6 semanas a 6 meses de idade que não receberam a devida imunização através do colostro da mãe ou que não foram imunizados com a vacinação.
Os sinais clínicos da doença são: perda de apetite, febre (40 - 41ºC), vômito (mais ou menos 12 horas após o cãozinho ter parado de se alimentar) e diarréia, esta é considerada a característica mais marcante, começando amarelada e evoluindo para fétida e com presença de sangue. Se a animal não for devidamente atendido por um Médico Veterinário pode ocorrer hipotermia e morte.
A transmissão se dá de maneira direta, ou seja, por contado de um cão contaminado com outro sadio. As fezes são a maior fonte para que isso ocorra.
Se o animal morrer, não é aconselhável que se arrume um outro animal sem antes desinfetar a área toda e deixar o quintal vazio por aproximadamente 6 meses, visto que esse vírus é extremamente resistente as condições do meio ambiente e a muitos produtos usados para combate-lo. A desinfecção pode ser feita com Hipoclorito de Sódio 2 a 3% e Formoldeído 3 a 4%, devidamente diluídos em água (1 : 10).
Mas, como em toda doença o melhor é a prevenção, vacine seu cãozinho com todas as doses necessárias de vacina (ver artigo a baixo = o que fazer quando se adquire um filhotinho de cão?) que ele será um cãozinho sempre saudável.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cinetose

Cinetose é o enjôo do animal quando está andando de carro, isto ocorre por uma perturbação no sistema vestibular, tendo como sinal no animal uma salivação excessiva em decorrência da náusea que o animal sente.
Para amenizar o problema pode-se adotar medidas simples, como: retirar alimento e água do animal por 8-12 horas, mas não mais que isso porque a fome também provoca náusea no animalzinho. Também dar um antiemético (Dramin, por exemplo, sempre tomando cuidado com a dosagem), 1 hora antes da viagem ajuda bastante.
Boa viagem...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Alimento Caseiro X Alimento Industrializado




Muitos procuram dar comida caseira para seus animais como demonstração de afeto e amor, mas desconhecem o risco representado por esse hábito.

Riscos da comida caseira
Além de não ter todos os nutrientes que o seu cão ou gato necessita, alimentá-lo com comida pode ocasionar diversos problemas de saúde.
  • Obesidade: a comida caseira geralmente tem excesso de carboidratos e gorduras.
  • Problemas de pele: a comida caseira não fornece todos os nutrientes para uma pele saudável.
  • Distúrbios no metabolismo: o não balanceamento de vitaminas ( por falta ou excesso) na comida caseira (restos de alimentação humana) pode causar sérios problemas ao animal.
  • Riscos de intoxicação e outras doenças: o uso de restos de alimentação humana ou alimentos crus como peixes, carnes e derivados na alimentação do animal pode gerar intoxicação e/ou transmitir doenças para o seu animal de estimação.
Vantagens do alimento industrializado para o cão ou gato
  • Nutrição completa e balanceada;
  • Ficará mais bem-disposto;
  • Pelagem mais bonita;
  • Ossos mais fortes;
  • Maior vitalidade e energia;
  • Dentes mais fortes e limpos.
Vantagens do alimento industrializado para o dono
  • Fácil de armazenar;
  • Prático de servir;
  • Fezes do animal mais firmes e fácil de limpar;
  • Economia de tempo e dinheiro quando comparado ao alimento feito em casa.