Pesquisa personalizada

sexta-feira, 20 de março de 2009

Diagnóstico de Prenhez em Cães e Gatos

O aumento uterino é visível ao raio-x após a quinta semana de gestação. Para se ter certeza da prenhez pelo raio-x este deve ser feito quando os fetos já estão ossificados, isso ocorre nas cadelas de 41-45 dias e nas gatas de 35-39 dias de gestação, nesta fase também é possível contar a quantidade de fetos, pela contagem de crânios.
O diagnóstico pelo ultra-som pode ser feito antes, em cadelas apartir de 20 dias e em gatas 27 dias. A desvantagem do ultra-som é que não se pode ter com precisão o número de fetos.
Agora é só curtir os filhotes...

domingo, 15 de março de 2009

Terapia Floral

Atualmente é comum as pessoas se preocuparem com o estado emocional de seus animais.
Muitos se preocupam com o comportamento do animal, seja agressivo, submisso, hiperativo ou medrosos, os donos querem saber como evitar tais comportamentos.
Para alterações comportamentais, a terapia floral ajuda a equilibrar as emoções, proporcionando o bem-estar do animal e da família.
Algumas queixas frequêntes são: filhote que não dorme a noite, ou não aprende a fazer as necessidades no lugar certo, ou não consegue habituar à nova vida, ou que tem medo, por exemplo, de fogos de artifícios. Nesses casos, há essências que podem proporcionar boa ajuda.
Algumas delas são:
  • Morning Glory : equilibra o rítmo biológico dia/noite;
  • Chestnut Bud : indicado para problemas de aprendizagem;
  • Walnut : para adaptações às mudanças;
  • Mimulus : para medos de causas conhecidas.
Essas são algumas essências que podem ser usadas para tais comportamentos após avaliação criteriosa.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Como denunciar maus tratos?

A primeira coisa a fazer nesses casos é estar bem informado do assunto.
Alguns exemplos de maus-tratos:
  • manter animal trancafiado em locais pequenos ou mantê-lo permanentemente em correntes;
  • envenenamento;
  • manter o animal em lugar anti-higiênico;
  • golpear ou mutilar o animal;
  • utilizar animal em shows que possam causar pânico ou estresse;
  • agressão física ao animal indefeso;
  • abandono;
  • não dar auxilio veterinário quando o animal adoecer e outros...
A denúncia de maus tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº 9605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Uma dica importante ao fazer a denúncia é estar com os dados descritos acima, em mãos, visto que as autoridades na maioria das vezes desconhecem essa lei. Essa denúncia pode ser feita em qualquer delegacia mais próxima. Se o delegado não cumprir essa lei federal que protege os animais domésticos, nesse caso você ainda poderá recorrer ao Ministério Público, Corregedoria da polícia Civil e denunciar ao Secretário da Segurança Púplica.
Tudo que puder levar como prova de sua denúncia, fotos, nº de placas do carro que abandonou, laudo ou atestado veterinário indicando maus-tratos será de grande ajuda para a autoridade responsável pelo caso.
Após saber de tudo isso... ao ver um animal precisando de ajuda... ajude... denúncie os maus-tratos... dê uma vida melhor ao nosso melhor amigo!!!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Por que cães e gatos comem grama?

Não é preciso ficar assustado se você ver seu animalzinho de estimação comendo grama.
Na realidade os animais comem grama porque ela ajuda na limpeza do intestino. Quando estão com enjôo ou comeram algo que não "caiu" bem no estômago, por instinto eles ingerem graminhas, elas por sua vez agem como uma esponja dentro de todo o tratro intestinal do animal fazendo a limpeza e melhorando o mal estar.
Mas, é necessário tomar alguns cuidados... dependendo do lugar onde estas gramas estão poderão transmitir ao seu animal verminoses ou serem plantas tóxicas.
Para se evitar esse problema já existe no mercado graminhas industrializadas, são sementes de aveia, sorgo, azevém e milheto que vem em um potinho, onde só é preciso colocar água e esperar crescer para seu animalzinho comer tranquilamente, pois são plantas que não fazem para ele.