
As causas dessa doença envolvem vários fatores, entre elas a invasão de ácaros, infecção por bactérias ou fungos. Para evitar maiores problemas com o animal, como sangramento ou dificuldades em caminhar, o tratamento deve ser feito já nos estágios iniciais das feridas.
Uma dica importante: mudar o animal para local limpo e seco, tosar a área o mais baixo possível, com tesourinha ou tosquiadeira, e limpar o local com soluções antimicrobianas, antifúngicas e antibactericidas.
Qual o melhor tratamento para dermatite em equinos
ResponderExcluirSe for reestabelecido a imunidade e condições ambientais o animal se recupera sem tratamento medicamentoso em três meses mais ou menos.
ResponderExcluirPode ser de ajuda um tratamentop tópico, nesse caso pode ser usado produtos a base de iodo a 2% ou hipoclorito de sódio a 0,5% (cuidado porque a aguá sanitária de mercado é 4%, deve ser diluido), essa substância tem cloro que é volátil portanto manter tampado. Usar essa mistura 1 vez ao dia na ferida durante 5 dias e depois uma vez na semana até sumir.
Fazer uma boa desinfecção no meio ambiente também é importante, isso pode ser feito com a própria água sanitária mais nesse caso pura, sem diluir em água.
Medicamento de uso oral não funciona muito, melhor não usar.
O segredo é cuidar de não deixar o ambiente úmido e cuidar da imunidade do animal.
Espero que tenha ficado satisfeito... se precisar de mais algum exclarecimento... comente.. terei prazer em ajudar!!!
Equipe Tudo para seu melhor amigo!!!
boa noite!meu cavalo esta apresentando, em torno do rabo, pequenas feridas que começaram como se fossem bolinhas no pelo e como ele se coça, feridas surgiram. o pessoal da regiao chama de impinge. solucao de iodo resolveria? obrigada. Caio (caioipanema@yahoo.com)
ResponderExcluirTenho um Mangalarga Marchador, e ele apresenta esta ferida na orelha aproximadamente a 6 meses, estou muito preocupado, E uma ferida redonda e melenta q sempre sai um pouquinho de sangue. Lembro-me q apareceu depois de carrapatos na orelha qual o tratamento. Espero respostas. Obrigadoo
ResponderExcluire-mail juninhof_19@hotmail.com
Tenho uma potra QM criada em baia e mesmo vermifugada e bem alimentada esta apresentando queda de cabelos na calda e sua crima não se desenvolve de modo nermal, gostaria de saber o que posso fazer para tratar esse problema... Obrigado!
ResponderExcluirtenho um potro com 2 semanas de vida, ao segundo dia de nascido começou a se coçar com os dentes ou cascos em vários lugares do corpo e alí se formaram feridas. As primeiras feridas já estão cicatrizando, mas ele continua se coçando em outros locais nos quais aparecem novas feridas. Isso é comum nesta idade? O que devo fazer para resolver? Obrigado!
ResponderExcluir