Pesquisa personalizada

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Toxoplasmose: O gato não é o único culpado!!!


A Toxoplasmose é uma doença transmitida por um parasita chamado Toxoplasma gondii, que acomete o homem e os animais.
A transmissão ocorre por contato direto ou indireto com as fezes contaminadas de gatos jovens; por ingestão de alimentos e água contaminados; por ingestão de carne crua ou mal cozida e mulheres grávidas contaminadas podem passar para o feto.
Os sintomas são semelhantes ao da gripe: febre, dor de cabeça, dor muscular e aumento de linfonodos. Como consequência ainda se pode ter problemas de visão, aborto ou má formação fetal.
A prevenção como sempre é o melhor remédio, portanto nesse caso o melhor é lavar bem os alimentos, comer carne bem passada, lavar as mãos e os utensílios de cozinha depois de mexer na carne, usar luvas em atividades de jardinagens e hortas, mulheres grávidas devem fazer sorologia durante a gestação e beber água filtrada ou fervida.
Mesmo com todos os medos ... homens e gatos podem viver em harmonia... é só prevenir. Limpando diariamente as caixas de areia dos gatos, dando um destino correto às suas fezes; evitando contato com as fezes dos gatos, principalmente jovens; lavar bem as mãos após o contato com seu gato e alimenta-lo com ração ou alimentos bem cozidos.
Depois de todos os cuidados é só curtir o seu bichano sem nenhum medo!!!

7 comentários:

  1. Ufa, pod's crê... ** Puxquê os gatinhos são kawaii! Cara, sempre tiv vontade de ter gatos. Vou adotar um!

    ResponderExcluir
  2. Se vocês adotarem, logo nenhum animal vai morrer de fome e tudo vai melhorar!!! VAMOS ADOTAR!!!

    ResponderExcluir
  3. Não abandone seus animais. Dê a eles todo o carinho e devoção que eles merecem. Eles são seus melhores amigos do mundo e te dão carinho. Faça o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostamos do seu blog. Faça-nos uma visita e contribua com histórias divertidas sobre seus cachorros. Até mais! http://historiasdacarrocinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho toxoplasmose é amo gato so que minha familia não deixa eu ter :(

    ResponderExcluir
  6. Olá...fala para sua família que o gato não irá te infectar novamente se você já for infectado... e que as fezes do gato só vão ter o parasita ativo após 3 dias no ambiente, se recolher as fezes do gato todos os dias, ele não tem tempo de infectar ninguem!!! Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir