Pesquisa personalizada

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dicas de Adestramento 2

Para que os comandos sejam aprendidos você deve usar SEMPRE voz de autoridade e logo que o animal fizer o que você queria lhe recompense com petiscos ou brinquedos. A repedição e persistência dos comandos até que o animal aprenda também é essencial.

Senta

Este comando é um dos mais importantes porque serve de base para todos os outros. Você precisará de algo que o cão goste muito (petisco, ração, brinquedo...).
Coloque o que ele gosta na sua mão e perto do focinho dele, vá levantando devagar até que ele sente, não levante demais para que ele não pule, o objetivo é que ele sente e não que ele pule, ok?
Faça isso repetidas vezes como um exercício... depois que ele já estiver sentando bem ai você introduz a voz de comando: "SENTA" junto com o gesto. Se o cão sentar, o recompense e faça festa, se ele não entender, repita os exercícios até que ele faça.

Deita

Para esse comando é preciso que o cão já saiba sentar.
Depois que ele estiver sentado, pegue o petisco coloque na frente de seu focinho e vá abaixando até chegar ao chão, o cão seguirá sua mão e irá deitar. Quando ele estiver com a barriga no chão ai dê o petisco como recompensa. Faça varias vezes até que ele entenda o que você quer dele. Depois que o cão já estuver fazendo introduza a voz de comando: "DEITA" junto com o gesto. Sempre recompensando quando ele fizer corretamente.

Dicas:
  • Nunca trabalhe muito tempo em cima de comandos com seu cão, ele pode se cansar e não te obedecer;
  • Não trabalhe com ele em horários muito quentes do dia ou logo após refeições;
  • Faça os exercícios sempre em lugares tranquilos onde seu cão consiga prestar atenção em você;
  • Não tente treinar seu cão se você estiver de mal humor;
  • Nunca dê o comando várias vezes: Leca, senta... senta Leca senta..., fale uma vez com voz forte, se ele não obedecer o ignore por alguns segundos e depois volte a dar o comando.
Espero que tirem bom proveito dessas dicas... boa diversão!!!

3 comentários:

  1. gostei muito delas !
    meu cachorro obedece quando eu peço p/ ele sentar, mas nem toda a vez ^^'

    ResponderExcluir
  2. Realmente Mayron, não é fácil... por isso sempre reforço que é necessório determinação para ensinar o cão!!! Mas no final tudo dará certo!!!
    Até a próxima visita!

    ResponderExcluir
  3. O que devo fazer para adestrar meus dois pitbull? Modo em uma cidade pequena e não tem ninguém que faça esse serviço.

    ResponderExcluir